Benefício do exercício adaptado na qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama

Benefício do exercício adaptado na qualidade de vida de sobreviventes de cancro da mama

No ESMO Congress 2019 foram apresentados os primeiros resultados do ensaio clínico MAMA_MOVE Gaia, um projeto piloto que se propõe a estudar o impacto do exercício físico na mulher sobrevivente de cancro da mama. A Dr.ª Ana Joaquim, oncologista do Centro Hospital Vila Nova de Gaia/Espinho, descreveu o desenho do ensaio e os resultados apurados e partilhou as conclusões iniciais do estudo que deverá ficar concluído dentre de um a dois anos. Assista ao vídeo.

Vídeo

O ensaio clínico MAMA_MOVE Gaia resulta de um “trabalho multidisciplinar que está a ser feito entre o Hospital de Gaia, a Associação de Investigação e Cuidados de Suporte em Oncologia e o Instituto Universitário da Maia, entre outras instituições”, introduziu a Dr.ª Ana Joaquim.

No ensaio, pretende-se incluir 80 mulheres com cancro da mama que “fizeram tratamento curativo – cirurgia, quimioterapia, radioterapia – e que poderão estar em hormono-terapia ou em vigilância”. O ensaio inclui duas fases de estudo: uma fase de 16 semanas, correspondente ao período de controlo, e uma fase de 16 semanas com um programa de exercício físico supervisionado e adaptado dado por professores que fazem parte da equipa de investigação. “O objetivo principal do estudo é a qualidade de vida [pelo questionário EORTC QLQ-C30] e avaliamos também outros outcomes”, como a força dos membros superiores e dos inferiores.

Os resultados apresentados no poster são relativos à análise das primeiras 20 doentes do ensaio, que já cumpriram as duas fases do estudo. “O que nós conseguimos averiguar foi que durante a fase de controlo não houve diferenças na qualidade de vida, nem na força”, mas durante a fase do exercício houve uma “melhoria significativa da força dos membros superiores e inferiores”, explicou a especialista, referindo que se deve aguardar pelos resultados finais daqui a um a dois anos.

segunda-feira, 30 setembro 2019 15:53
Posters


  • | 20.000 Participantes
  • | 27 Setembro a 1 Outubro
  • | Fira Gran Via, Barcelona

Newsletter

Receba em primeira mão todas as notícias